Edital do metrô ABC será publicado em 90 dias


04/08/2011 09:53

Compartilhar:


Relator especial do projeto de lei que autoriza o empréstimo de R$ 9,3 bilhões ao governo estadual para investimentos em transportes, o líder do PSDB, Orlando Morando, reuniu-se com o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, no dia 2/8, para falar sobre o projeto do metrô do ABC.

Na audiência, Avelleda confirmou que nos próximos 90 dias será publicado o edital de licitação para compra dos novos trens da linha, batizada linha 18 " Bronze. "A partir desse momento, temos a confirmação de que o metrô do ABC está se tornando uma realidade", comentou o deputado.

No caso do veículo leve sobre trilho (VLT), primeiro é necessário licitar a empresa fornecedora dos trens e depois aquela que realizará as obras civis. Isso porque no VLT a medida da bitola (trilhos) varia de acordo com cada fornecedor, ao contrário do metrô subterrâneo e dos trens da CPTM, cuja bitola é padrão mundial.

O início das obras está previsto para o próximo ano e a expectativa é que em 2014 o metrô no ABC já esteja em funcionamento, passando por Santo André, São Caetano e São Bernardo, e atendendo diariamente cerca de 400 mil usuários. (mlf)



omorando@al.sp.gov.br

alesp