Assembléia Legislativa comemora os 68 anos da Revolução Constitucionalista


09/07/2000 16:45

Compartilhar:


O "9 de Julho" foi comemorado na Assembléia Legislativa, neste domingo. A data, que marca a Revolução Constitucionalista de 1932, foi celebrada em ato solene, no plenário Juscelino Kubitschek, presidido pelo deputado Newton Brandão (PTB), com as presenças, entre outros, do deputado Israel Dias Novaes, secretário da Comissão da Medalha da Constituição; do acadêmico e poeta Paulo Bonfim; do ex-deputado Rui Codo; do coronel do Exército Ari Canavo; do coronel da PM Maris Fonseca Ventura; do tenente-coronel da PM Ari Faria Machado Filho; do representante da Sociedade MMDC, capitão Luiz Eduardo Pesce de Arruda; e do ex-combatente coronel Atiliano Martins, 91 anos, um dos últimos remanescentes das forças revolucionárias de 32.

O 9 de julho passou a ser considerado "data magna do Estado de São Paulo", como feriado civil, por meio da lei 9.497, de 5 de março de 1997, de autoria do ex-deputado Guilherme Gianetti.

As comemorações dos 68 anos do Movimento Constitucionalista iniciaram-se na manhã deste domingo com a transmissão do comando do Exército Constitucionalista, a chegada do cortejo que conduziu as urnas com os despojos dos combatentes ao mausoléu dos heróis de 32 e o desfile cívico. Na parte da tarde, a solenidade na Assembléia Legislativa teve a participação da banda da Polícia Militar, que executou os hinos Nacional e do Estado de São Paulo, e a entrega dos diplomas da Comissão da Medalha da Constituição.

O deputado Newton Brandão, representando o presidente efetivo da Casa, Vanderlei Macris, lembrou que grandes homens mencionam, freqüentemente, esse acontecimento como um marco histórico da defesa dos interesses do nosso Estado e da democracia. "Lembram aqueles que lutaram por uma verdade, um ideal e um desejo."

O deputado Israel Dias Novaes, autor da resolução que instituiu a Medalha da Constituição em 1962, lembrou que naquele ano a homenagem fez lotar o plenário da Assembléia Legislativa, no Palácio das Indústrias, com ex-combatentes, e que, a cada ano, o número dos homenageados vem diminuindo. Entretanto, disse ele, "precisamos renovar o espírito de 32, que é o da liberdade e da democracia. Os que se foram nas trincheiras devem ter viva a sua memória". Ele sublinhou ainda a atuação do comandante civil Pedro de Toledo entre a galeria dos heróis de 32.

O representante da Sociedade MMDC, capitão Luiz Eduardo Pesce de Arruda, disse que a Revolução de 32 foi o maior exemplo de convocação de massa e mobilização pública da história do Brasil. Destacou a cooperação das colônias de estrangeiros aos revolucionários e o caráter popular, nacionalista e democrático do movimento.

O acadêmico e poeta Paulo Bonfim e o ex-combatente Orlando Monello declamaram composições poéticas sobre os heróis de 32. A cerimônia foi encerrada com a entrega das Medalhas da Constituição. O presidente da Assembléia, Vanderlei Macris, o primeiro-secretário, Roberto Gouveia, e o segundo-secretário, Paschoal Thomeu, receberam as medalhas através de seus representantes na solenidade.

alesp