Guardas civis municipais recebem homenagem na Assembléia Legislativa

Representantes de todo o Estado participaram do evento, que contou com a presença do senador Romeu Tuma
28/08/2001 15:22

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

As guardas civis municipais foram homenageadas pelo deputado Carlão Camargo (PFL) nesta segunda-feira, 27/8, em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa do Estado. Cerca de 350 pessoas, entre autoridades, comandantes e guardas civis participaram da homenagem, que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas corporações nos municípios.

O senador Romeu Tuma, autor do projeto que dá poder de polícia às guardas, fez parte do evento sendo homenageado pelo deputado Carlão Camargo. "Todos esses anos de experiência na atividade policial levaram o senador Romeu Tuma a perceber a importância das guardas civis, que complementam o trabalho da Polícia Militar na maioria dos municípios onde trabalham", declarou.

A sessão solene prestou homenagem, ainda, a Ivo Mário Isaac Pires, ex-prefeito de Cotia, uma das primeiras cidades a instituir a guarda em todo Estado; a Evaristo Silva Campos, diretor-presidente da Associação Paulista dos Integrantes e Funcionários das Guardas Municipais; ao coronel Cláudio Roberto Correa de Sá e a Benevides Neves, presidentes da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo; a Sérgio Ricardo de França Coelho, presidente da União Nacional das Guardas; e a Mônica Mazzola, comandante da Guarda Municipal de Guarulhos.

O deputado Carlão Camargo apresentou, na semana passada, projeto de lei para que seja instituído o "Dia do Guarda Municipal", em 28 de outubro, como forma de valorizar esses profissionais. Além disso, ele pediu às autoridades federais, através de indicação e moção, que acelerem os estudos para que o projeto de emenda constitucional proposto pelo Senador Tuma seja aprovado, e para que o Fundo Nacional de Segurança Pública destine recursos para equipar, treinar e qualificar as guardas municipais.

O encerramento da cerimônia ficou por conta da Banda da Guarda Municipal de Barueri, liderada pelo maestro José Benedito. Presentes ao evento o prefeito de Cotia, Quinzinho Pedroso, o vice-prefeito de Mairinque, Túlio Camargo e vereadores e secretários governamentais, todos incentivadores da iniciativa.

alesp