Escola de Franca poderá levar o nome de Helena Cury de Tacca


03/03/2004 16:22

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Engler

Projeto de lei apresentado na Assembléia Legislativa pelo deputado Roberto Engler (PSDB) pretende denominar Professora Helena Cury de Tacca a escola estadual que está em fase final de construção no Jardim Tropical, em Franca. A proposta foi protocolada no final do mês de fevereiro e deve ser apreciada até o fim do primeiro semestre deste ano.

A professora, apesar de ter nascido no município de Igarapava, muito cedo radicou-se em Franca. Sua primeira nomeação foi como professora substituta na EEPG Caetano Petraglia, entre 1933 e 1935. Neste mesmo período, em julho de 1934, foi nomeada professora primária para reger uma das cadeiras da Escola de Aplicação Anexa à Escola Normal Livre de Franca, onde permaneceu até abril de 1941.

Entre 1941 e 1965, a professora dedicou-se integralmente ao Instituto de Educação Estadual Torquato Caleiro (IEETC), como efetiva, atuando ao lado de grandes nomes de Franca da época, como os professores Romão de Campos, Alfredo Palermo e Olívia Costa. Neste mesmo período, foi designada diretora do curso primário anexo ao Instituto.

Além disso, foi professora da cadeira de "Metodologia e Prática de Ensino" na escola normal particular "Jesus Maria José" em 1959, e da mesma matéria juntamente com "Psicologia Educacional" na "Dr. João Ribeiro Conrado", ligada ao Instituto Francano de Ensino, entre 1952 e 1962. Em 1966, foi orientadora de professores no Educandário Pestalozzi.

No final dos anos 60 voltou aos bancos como aluna do curso de Letras (Português/Francês). Colou grau em dezembro de 1973 e, ainda, aperfeiçoou seu francês num curso da Aliança Francesa. Ao longo de sua vida, fez vários cursos de extensão em orientação educacional, literatura, psicologia educacional e didática geral.

rengler@al.sp.gov.br

alesp