Notas de Plenário


26/08/2008 20:23

Compartilhar:


Para todos



O deputado Adriano Diogo (PT) cobrou uma posição das autoridades contra candidatos a cargos municipais que desrespeitam as legislações federal e municipal, além da Lei Cidade Limpa, criada pelo prefeito e candidato à reeleição. O parlamentar defende que a lei deve valer para todos: amigos, adversários e inimigos. Mas, conforme ressaltou, "há dois pesos e duas medidas: aos amigos tudo, aos inimigos as batatas". (LP)

*Pronunciamento realizado em 25/8





Calote



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) informou que a reforma da previdência estadual, aprovada pela Alesp, prejudicou a carteira dos advogados do Ipesp, que correm um sério risco de prejuízo por conta dela. "É um verdadeiro calote." Além disso, o deputado comentou que a discussão do PLC 25/2008, do executivo, é válida e apelou para que o governo envie um projeto de lei à Casa para manter a carteira dos advogados no SPPrev.





Ato de bravura



Em nome dos parlamentares paulistas, o deputado Olímpio Gomes (PV) entregou ao soldado-PM Henri Heitor da Silva Pinto uma placa em reconhecimento ao ato de "bravura e coragem" quando ele salvou, em 29/10/2007, três jovens que estavam se afogando no Rio do Peixe, em Socorro. A corporação onde ele trabalha, em Bragança Paulista, encaminhou ao Executivo relatório solicitando sua promoção, "mas o governador indeferiu o pedido alegando que o salvamento dos jovens, embora seja louvável, não caracteriza ato de coragem". (ME)



Nepotismo I



Pedro Tobias (PSDB) agradeceu ao Supremo Tribunal Federal por ter "aprovado" seu projeto que proíbe o nepotismo. Tobias afirmou que se de um lado ficou muito feliz com a decisão, por outro lado ficou muito triste porque a Assembléia Legislativa não votou o projeto de sua autoria que estabelecia tal proibição no Estado de São Paulo. Pelo contrário, o Legislativo nunca levou o projeto à votação. (ME)



Agora, a verdade



Em janeiro de 2007, sete pessoas morreram no acidente da linha 4 do metrô, em Pinheiros, e agora saíram os laudos do Instituto de Criminalística, informou Simão Pedro (PT). Ele contou que esteve com o superintendente do IC e este afirmou que os oito peritos que trabalharam no caso são muito competentes. Pedro pediu para que a Secretaria de Segurança Pública não interfira nos laudos, assim como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas não interferiu. (ME)



Educação sem reajuste



"O governador Serra e a secretária da Educação, Maria Helena, têm cometido um verdadeiro crime em não ouvir os professores", afirmou Maria Lúcia Prandi (PT). A petista criticou a falta de reajuste salarial e lamentou que o governo se recuse a ouvir as categorias ligadas à Educação. (ME)



Nepotismo II



Ao comentar a aprovação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da súmula vinculante que proibiu o nepotismo nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país, Donisete Braga (PT), opinou que o Congresso Nacional perdeu uma grande oportunidade de legislar sobre o tema, de extrema relevância para os servidores públicos. "A medida resgata a dignidade e valoriza os servidores", avaliou. Braga elogiou o governo Lula: "A economia sob controle tem proporcionado índices muito positivos", afirmou, comentando o aumento do trabalho formal e a queda do déficit da Previdência. (MR)



Alegria



Afonso Lobato (PV) comemorou a inauguração de obras no Hospital Regional, em Taubaté. O governador José Serra esteve presente e entregou à cidade uma nova UTI adulto, uma UTI neonatal e setor de atendimento pediátrico, entre outras. Embora contente, Lobato disse que a cidade ainda precisa ampliar sua rede de saúde. O parlamentar reclamou da mudança da central 190 de Taubaté para São José dos Campos. Segundo ele, a mudança tem retardado muito o atendimento a vítimas. (MR)

alesp