Clarice Sarraf dá vida a paisagem urbana através da fusão entre matéria e desenho

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
11/04/2008 19:42

Compartilhar:


Clarice Sarraf percebe intensamente a complexidade da paisagem urbana: a observa, a descobre, a compreende fixando-a sobre a tela após uma analise peculiar feita com uma lente, espelho de sua sensibilidade e capacidade material de compor e decompor.

Dessa percepção nasceu quadros seguros, que constituem o documento e a apresentação de uma artista que desenvolve a sua evasão espiritual criativa na busca de um gesto, uma forma, um traço, uma luz. O todo tem origem de um único ponto "a cor que fala", por intermédio da qual uma série de fusões nascem entre matéria e desenho.

Cada quadro de Clarice Sarraf é a síntese de duas pesquisas: a pintura feita de algumas manchas com tinta aguada distribuída a pinceladas e a segunda do buril, da intervenção segura do desenho e da cor criando assim sobre o lastro matérico algo que lhe dá vida.

É sempre difícil dizer algo de novo partindo do perfil e das cores de uma metrópole como São Paulo. A artista o consegue, apaixonando-se de suas fachadas perfiladas, e nos restituindo através de suas obras a vida que arde por detrás dos vitrais fechados.

Em Paulicéia 2006, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a linearidade tanto do desenho quanto da composição não é feita com ingenuidade, mas revela uma tradição de austeridade criativa.



A artista



Clarice Sarraf, pseudônimo artístico de Maria Clarice Sarraf Borelli, nasceu em São Paulo em .... Formou-se em educação artística pela Universidade de Londrina e técnica e cerâmica e esmaltação pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Freqüentou cursos de desenho e pintura com Enrico Bastiglia, Chien Fang, Tomoshigue Kusuno na FAAP, Mario Zavagli e Jefferson Lodi na UFMG.

Participou ainda de oficinas no Centro Cultural de São Paulo, na Associação Paulista de Belas Artes e no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. É membro do SINAPESP, da AIAP e da APBA.

Esteve presente entre outros no Salon International d"art Contemparain, Beirut, Líbano e Werkstattgalerie, Berlin, RFA (2000); 2ª Internationale Biennale Neues Aquarell, Fulda, RFA (2001); VII, VIII e X Kunstmeile, Berlim, Alemanha (1999, 2000 e 2002); Limner Gallery, Nova York, EUA (2001 e 2002); Galeria La Gioconda, Guadalajara, México (2004); Café das Artes, Sinapesp, São Paulo; Galerie Artitude, Paris, França (2005); Upstreampeoplegallery, EUA; Espaço Cultural Alberico Rodrigues, SP e 7ª Bienal Internacional de Aquarela, México; 55º Salão de Belas Artes de Piracicaba; Universo da Aquarela 2007; XX Salão de Arte de Pinheiros, 3ª Mostra de Cultura do Butantã; Salão de Artes Visuais, SINAP/AIAP, SP (2007); 1º Salão de Belas Artes de São Paulo (2008)

Recebeu inúmeras menções honrosas, medalhas de bronze, prata e ouro e suas obras encontram-se em coleções particulares nos Estados Unidos, França, Alemanha, Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp