Saneamento básico em debate


14/09/2011 09:39

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ANAPERUGINICONVITEsabesp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) será relançada no próximo dia 30 de Setembro, às 14 horas, no auditório Teotônio Vilela. A informação é de Ana Perugini (PT), coordenadora da Frente Parlamentar, criada por meio do Projeto de Resolução 41/2007.

Com a iniciativa, a expectativa é proporcionar ampla participação da sociedade no debate do saneamento básico em todo o Estado, especialmente por conta da atuação da Sabesp, como concessionária que se faz presente em 364, dos 645 municípios. De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais de 3 mil crianças morrem por dia em todo o mundo por doenças resultantes da falta de água tratada. Isso significa que mais de um milhão e meio de crianças morrem todo ano por doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, que representa, portanto, na avaliação da deputada Ana Perugini, "o grande desafio no século 21 para que a vida seja garantida em plenitude para todos os povos".

O Brasil, infelizmente, não está livre das doenças de veiculação hídrica, que continuam provocando milhares de internações e muitas mortes anuais. A maior causa dessa tragédia social é o enorme déficit no saneamento básico ainda existente no país, fruto do descaso de sucessivos governos ao longo do século 20, pondera Perugini. (pm)



aperugini@al.sp.gov.br

alesp