Delegação da província japonesa de Miyagi visita Assembléia Legislativa


17/07/2000 18:11

Compartilhar:


Delegação composta por nove deputados regionais da Província de Miyagi (Japão), em visita à Assembléia Legislativa de São Paulo, foi recebida nesta segunda-feira, 17/7, pelos deputados Milton Flávio (PSDB) e Jamil Murad (PCdoB). O líder da comissão de relações exteriores, Choi Takahashi, explicou que a comitiva estuda a estruturação dos parlamentos regionais em diversos países, as formas de administração regional e o processo de descentralização administrativa, com a finalidade de obter exemplos adaptáveis ao seu país.

O sublíder, Toru Doi, quis saber como os deputados paulistas agiram diante dos cortes de funcionários e de gastos públicos promovidos pelo governador Mário Covas. O líder do governo, Milton Flávio, explicou que a maioria parlamentar deu apoio e sustentação às medidas do Executivo, enquanto a oposição ofereceu resistência e críticas. Ele descreveu ainda como é a composição partidária na Casa e o funcionamento dos trabalhos legislativos.

Isamu Sato, membro da delegação, disse que a Província de Miyagi tem 63 deputados e que existe uma comissão Brasil-Japão que atua com a intenção de ajudar os imigrantes no Brasil e seus descendentes, oferecendo-lhes bolsas de estudos e estágios na província japonesa. Acrescentou que empresários de Miyagi têm vontade de investir no Brasil, mas o medo da violência é um fator de inibição. A classificação brasileira de perigo é 5, um conceito muito ruim para qualquer país.

alesp