Arquitetos alemães fazem palestra na Assembléia


28/08/2001 20:10

Compartilhar:


A Comissão de Assuntos Internacionais, sob a presidência do deputado Milton Flávio (PSDB), recebeu na noite desta terça-feira, 28/8, os arquitetos alemães Volker Hassemer e Axel Schultes, que realizaram palestra sobre a reconstrução urbana de Berlim.

Hassemer destacou que a queda do Muro da Vergonha, em 1989, possibilitou a mudança da cidade. "Berlim se tornou uma cidade aberta, símbolo do novo espaço da Europa unificada. Hoje, sua função internacional de ligação entre o ocidente e o leste europeu é maior que sua importância nacional."

Segundo Hassemer, a destruição da cidade ao longo dos anos de guerra fria fez com que o processo de reconstrução se tornasse obrigatório. "O interessante é que fizemos toda a reformulação sem atingir o terço da cidade que é coberto por bosques."

O arquiteto comunicou a realização do Congresso Mundial de Arquitetura, em 2002, na cidade de Berlim.

Schultes, autor do projeto do novo prédio da Chancelaria do governo alemão, detalhou projetos arquitetônicos de Berlim. Ele também fez comentários sobre a arquitetura da cidade de São Paulo. "A metrópole é ainda muito compreensiva no que se refere à reformulação visual da construção. Seus conceitos de arquitetura são os tradicionais, sem projetos modernos."

alesp