Projeto que prevê mínimo de quatro policiais nas bases da PM está parado


13/01/2006 15:35

Compartilhar:


Nenhuma base comunitária da Polícia Militar poderia funcionar sem contar com pelo menos quatro policiais, caso um projeto de lei (PL 1.130/2003) de autoria do deputado Romeu Tuma (PMDB), que está pronto para ir a votação desde 2003, já tivesse sido aprovado. "Esta não é a primeira vez nem será a última que os responsáveis pela segurança pública ficarão a mercê dos ataques de facções criminosas", explica Tuma.

O deputado entende que as mortes de policiais militares, como as que ocorreram nos últimos dias em São Paulo, poderiam ser evitadas caso eles não fossem obrigados a permanecer sozinhos nas bases comunitárias ou em viaturas. "Deixar um PM sozinho dentro de um carro para cuidar de uma determinada região é terrível. O policial se torna uma presa fácil para os bandidos", diz. "A população precisa ser respeitada e não enganada. Criar e instalar bases comunitárias com um policial no seu interior é pior do que não tê-las", completa.

O projeto de Tuma também prevê condições mínimas de trabalho para os policiais civis. "As delegacias e distritos policiais deveriam ter, por turno de plantão, pelo menos cinco policiais fixos, nas unidades que não abrigarem carceragem", diz. Seriam um delegado; dois policiais operacionais, sendo um deles pelo menos, obrigatoriamente, investigador; um escrivão e um operador de telecomunicações.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp