Reunião discute segurança pública em Itu


18/02/2004 15:36

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Waldir Agnello

O deputado Waldir Agnello esteve em Itu na segunda-feira, 16/2, numa reunião organizada pelo vereador Luiz Costa, para abordar os problemas que o município vem enfrentando na área de segurança pública.

Ao deputado e ao vereador somaram-se o deputado federal Jefferson Campos (PMDB/SP) membros do Legislativo e do Executivo municipais, integrantes do Ministério Público, representantes da Polícia Civil e Militar, Conselho de Segurança, além de entidades civis como a OAB e a Associação Comercial e Industrial de Itu.

O objetivo da reunião foi discutir a melhor forma de solucionar o problema de superlotação da cadeia de Itu, cuja infraestrutura foi projetada para 48 detentos, mas abriga hoje mais de 120.

Essa superlotação, somada às condições precárias do prédio e ao fato de a cadeia estar localizada no centro da cidade, fazem dela uma ameaça à segurança dos cidadãos.

A principal reivindicação do município é a implantação de um Centro de Detenção Provisória (CDP) na região, para realocação dos presos. Uma alternativa imediata seria reformar a cadeia existente, garantindo melhores condições de segurança à região, onde está instalada. Para Agnello, porém, essa opção não soluciona a questão de superlotação e o CDP mais próximo daquele município, o de Sorocaba, sofre do mesmo problema e não tem condições de receber o contingente proveniente de Itu.

Um relatório mais detalhado será encaminhado por Agnello ao governador e ao secretário de Segurança Pública para que sejam tomadas providências imediatas em relação à reforma da cadeia e, em médio prazo, seja aberta a discussão sobre a instalação de um CDP que atenda às necessidades da região.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp