PEC aprovada transfere atribuições do TJ para o Tribunal de Alçada Criminal


18/02/2004 19:42

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa aprovou na terça-feira, 17/2, em dois turnos, proposta de emenda à Constituição do Estado que redefine as competências do Tribunal de Alçada Criminal (Tacrim).

A PEC 1/2003, enviada ao Legislativo pelo governador Geraldo Alckmin no início do ano passado, contribui para desafogar os trabalhos do Tribunal de Justiça, ao transferir, do TJ para o Tacrim, determinados julgamentos em grau de recurso.

Segundo a redação aprovada para o artigo 79 da Constituição do Estado, os Tribunais de Alçada passarão a processar e julgar, ressalvadas determinadas competências mantidas pelo TJ, recursos em matéria criminal nos casos de crimes contra o patrimônio (exceto quando houver morte), relacionados a drogas e entorpecentes, seqüestro e corrupção de menores, entre outros.

O então presidente do TJ, desembargador Sérgio Nigro Conceição, apontava, na justificativa do projeto enviada ao governador, que ao "volume de serviço quase insuportável" daquela corte correspondia uma "expressiva redução" dos trabalhos do Tacrim, resultante sobretudo da criação dos Juizados Especiais Criminais.

alesp