Curso destaca trabalho de equipes multidisciplinares com os adolescentes


29/04/2003 18:25

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Foi uma surpresa, até para os organizadores, o grande número de inscritos - cerca de 800 pessoas - no módulo 1 do Curso de Capacitação em Atendimento Integral de Adolescentes, ministrado pela doutora Albertina Duarte Takiuti, nesta terça-feira, 29/4, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

A palestra inaugural enfocou o Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo, voltada para um público de profissionais das áreas de saúde e educação. Na ocasião, Albertina, que é coordenadora estadual do Programa da Saúde do Adolescente, da Secretaria da Saúde, destacou a importância do trabalho de equipes multidisciplinares com os adolescentes, que precisam ser, antes de tudo, valorizados e estimulados.

Problemas de saúde, escolares e familiares são alguns dos desafios a que os profissionais precisam estar atentos para acompanhar uma fase marcada pela ambivalência, conflitos de geração, frustrações, alertou a médica, para que o adolescente se transforme num adulto com auto-estima, com capacidade de realização e com um mínimo de esperança.

Foi realizada também mesa-redonda, na qual profissionais de programas já implantados falaram de suas experiências. O curso prossegue com mais três módulos, que serão realizados em junho, agosto e outubro.

alesp