Dersa alega precisar de mais subsídios estatais para baratear serviço, afirma Mariângela


30/11/2000 11:50

Compartilhar:


A deputada Mariângela Duarte (PT) recebeu, na tarde de terça-feira, 28/11, engenheiros da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) em seu gabinete, na Assembléia Legislativa, quando questionou o presidente da empresa, Sérgio Luiz Gonçalves Pereira, sobre o repentino aumento das tarifas para travessias litorâneas, ocorrido no dia 16. O aumento varia de 10% a 17,2%.

A deputada esteve reunida, por duas horas, com o chefe de Fiscalização de Operações da Dersa, Rogério Plácido das Neves, e o gerente da Divisão de Logística de Operações, Ricardo Goulart, que estavam munidos de planilhas de custos, estudos de previsão de investimentos para 2001 e do novo projeto de licitação - que visa desmembrar em duas empresas os serviços de Manutenção e Custos do Serviço de Operações, que vêm sendo executados pela empreiteira Performance. Dessa forma, acredita Pereira, as tarifas de travessia litorânea poderiam, até, ter um barateamento.

Segundo os engenheiros, mesmo a travessia de ciclistas apresenta déficit. Eles ainda alegaram que nos dez últimos anos, desde o processo de privatização, a empresa só tem tido déficit devido aos investimentos em manutenção, reparo e novas balsas. Somente a operação tem sido superavitária em 5% ao ano, em média.

Os engenheiros da empresa argumentam que seriam necessários mais subsídios do Estado para baratear os custos ao usuário, com o que Mariângela concorda. A parlamentar acredita que só a vontade política, instigada pela mobilização da população junto com as autoridades locais, poderá sensibilizar os que detêm a responsabilidade e o poder para não onerar principalmente moradores que dependem da travessia diária, sobretudo a comunidade de Guarujá e Vicente de Carvalho, ilhada por cobrança de pedágios, por terra e mar. Trabalhadores, profissionais liberais, estudantes, cidadãos principalmente à procura de emprego, são os mais prejudicados.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp