Comissão de Relações de Trabalho da Assembléia vai ouvir secretários sobre situação dos funcionários do Banespa


22/11/2000 17:28

Compartilhar:


Em reunião realizada nesta quarta-feira, 22/11, para discutir a questão do Banespa, a Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Nivaldo Santana (PCdoB), decidiu convocar os secretários Walter Barelli, de Trabalho e Emprego, e Yoshiaki Nakano, das Finanças, para tratar da garantia de emprego dos funcionários após o leilão do banco. A comissão também vai solicitar audiência ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Almir Pazzianotto, para consultá-lo sobre a possibilidade de reavaliação dos termos do acordo coletivo firmado entre empregados e diretoria do antigo Banco do Estado de São Paulo.

A comissão pretende ouvir ainda o presidente do Banco Santander, Gabriel Jaramill, novo controlador do Banespa. "Vamos tentar minimizar os efeitos negativos sobre os funcionários quanto às novas medidas anunciadas, como a propalada demissão de 10 mil pessoas", afirmou Nivaldo Santana.

A dirigente do Sindicato dos Bancários, Lúcia Marthins, lembrou que tanto o edital de venda como o termo aditivo que passou o controle acionário para a União estabelecem que as contas correntes do funcionalismo público e a carteira da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp) vão permanecer sob o comando do novo dono do banco por mais 7 anos. "O Estado deveria ter assegurado nos mesmos documentos a manutenção do número de agências e de funcionários, o que representaria equilíbrio contratual." A dirigente anunciou que os banespianos não pleiteiam nada especial, apenas a preservação da relação humanitária que sempre houve entre o Banespa e seus funcionários.

alesp