Opinião - Em defesa das polícias militares e das guardas municipais de todo o país

"Apesar de mal remunerados em praticamente todo o país, os PMs e guardas municipais continuam servindo ao cidadão brasileiro com orgulho"
26/07/2011 16:00

Compartilhar:


No final do ano passado, uma enorme comoção tomou conta de todos os que acompanharam o cortejo do policial militar Elias Silva Cerqueira, de 36 anos, morto nas proximidades da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Bahia. Um dia antes, Elias foi buscar sua esposa e ao ver uma estudante sendo ameaçada por dois indivíduos que apontavam uma arma para a cabeça dela, rapidamente parou o veículo para tentar ajudá-la, gritando para que eles deixassem a moça em paz. Nem bem saiu do veículo, o policial foi atingido por um tiro.

Os dois filhos e a esposa que estavam com Elias gritaram para que os bandidos não matassem o policial, mas a súplica foi totalmente ignorada pelos marginais, que ainda pisaram no corpo do militar. Este herói anônimo é um dos muitos que morrem ou ficam com marcas da violência que enfrentam diariamente. Homens e mulheres como Elias escolheram seguir essa profissão, arriscando suas vidas por pessoas completamente desconhecidas.

Hoje, algumas pessoas desrespeitam esses valentes policiais e chegam ao ponto de compará-los com os bandidos que eles combatem, esquecendo-se de que muitos deles morrem defendendo o cidadão. A corrupção que existe hoje nas corporações militares não é diferente daquela que existe em outras esferas ou mesmo empresas. Na verdade, a corrupção é algo que, infelizmente, está enraizada na humanidade há muitos séculos. Assim como a maior parte da população, os policiais brasileiros batalham para ganhar um salário que não condiz com o esforço que fazem.

Essa profissão quase que heroica, tem enfrentado críticas generalistas e completamente injustas também de parte da imprensa. No dia 29/6, um diálogo de dois personagens da novela Insensato Coração, exibida no horário nobre da TV Globo, gerou mal-estar aos guardas municipais e policiais militares de todo o Brasil. A personagem conhecida por Paula, filha do poderoso banqueiro Horácio Cortez, durante um mandado de busca e apreensão em sua residência, desacatou o delegado da Polícia Federal que cumpria a ordem. Na cena, Paula perguntou ao delegado da PF porque eles não recolhiam mendigos na rua ao invés de importuná-la e prosseguiu: "o que vocês fazem, só recebem propina de motorista bêbado?". Mas o que surpreendeu mesmo foi a reposta do tal delegado: "Acho que a senhora está confundindo um pouco as coisas; eu não sou guarda municipal e tampouco sou policial militar".

Embora esta seja uma obra de ficção, a teledramaturgia brasileira, além de ditar modismos, costuma ser um veículo formador de opinião. Infelizmente, o comentário do personagem foi completamente desnecessário e ofensivo a essa classe trabalhadora. Temos que lembrar que essa novela tem uma repercussão imensa e que a trama costuma alcançar 45 pontos de audiência só em São Paulo, lembrando que cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo. Assim sendo, este diálogo infeliz foi visto por milhares de brasileiros e desrespeitou a essa classe de trabalhadores.

Os policiais enfrentam criminosos e todos os tipos de desordens todos os dias em defesa do cidadão, sendo ele pobre ou rico. Muitas vezes ganham um salário que mal dá para sustentar suas famílias. Familiares esses que torcem para que esses homens e mulheres guerreiros voltem vivos para os seus lares.

Hoje, os membros da Polícia Federal e das polícias civis são mais bem remunerados que os das PMs e das guardas municipais em praticamente todo o país, mas mesmo assim, eles continuam servindo ao cidadão brasileiro com orgulho. A Polícia Militar de São Paulo, por exemplo, tem feito um trabalho excelente. Só neste ano, entre janeiro em maio, foram 12.321.077 intervenções, 1.217.196 de resgates, 28.825 veículos localizados e 36.561 prisões em flagrante. Não há como negar que esses homens têm trabalhado dia e noite pela população.

Os meios de comunicação precisam ser cautelosos no que publicam e colocam no ar, porque como formadores de opinião não podem manipular a população a pensar que a polícia brasileira é corrupta. Essa visão generalista pode enfraquecer a relação do policial com o cidadão e atrapalhar o trabalho da polícia que precisa do apoio das comunidades em suas ações. Temos que respeitar esses heróis de carne e osso, pois são eles que deixam as suas famílias para dar mais segurança às nossas. Parabéns policiais de todo o Brasil!



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido.

alesp