Legislativo Paulista participa de seminários da Interlegis, em Minas Gerais

O Programa Interlegis abriu uma nova perspectiva para o Poder Legislativo brasileiro
03/07/2000 17:50

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo está representada pelo diretor do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (Dido) da Casa, Ary Monteiro Galvão, nos Seminários Regionais do Interlegis, que acontecem nesta segunda-feira, 3/7, na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. "Os seminários buscam a integração e o fortalecimento da comunidade virtual do Poder Legislativo", afirma Galvão.

A assinatura do contrato de financiamento do programa - desenvolvido pelo Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal), em 27 de julho de 1999 - com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) é o primeiro dispensado a um Legislativo. Isso aconteceu porque o projeto apresentou aos técnicos da instituição a perspectiva de uma nova realidade para os poderes legislativos de todo o mundo: um legislativo aberto e voltado para os anseios e reclames da sociedade. Ao mesmo tempo, aparelhado com os instrumentos mais modernos da tecnologia da informação, dotado da capacidade para a troca interna e externa de experiências, com servidores treinados e parlamentares mais próximos de seus representados.

Essa nova realidade do Poder Legislativo é o tema dos seminários regionais do Programa Interlegis neste ano de 2000. A partir desses encontros, as instituições dos legislativos municipal, estadual e nacional estarão em condições de perfeita integração ao programa.

Até o final deste ano essa nova realidade estará sendo implementada, com a instalação dos equipamentos e treinamento de servidores e parlamentares. Assim, o Brasil começa o século XXI à frente de seu tempo, implantando as bases da democracia do futuro, participativa, intensa, tecnológica - uma fase intermediária entre a meramente representativa do século passado e a direta: a democracia intensificada e aprofundada pelas conquistas tecnológicas.

alesp