Assembléia aprova projeto de lei que cria o Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida


03/08/2000 16:35

Compartilhar:


Foi aprovado em sessão extraordinária realizada na noite de quarta-feira, 2/8, projeto de lei que institui o dia 9 de agosto como o Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida. O projeto, de autoria do deputado Roberto Engler, líder da bancada do PSDB na Assembléia, atende à solicitação do Comitê das Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP).

A escolha da data é uma homenagem ao sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, falecido há três anos, que coordenou uma das maiores mobilizações da sociedade brasileira em favor das populações excluídas, a Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida, em 1992.

Para manter e ampliar a luta iniciada por Betinho foi criado, em 1993, o COEP com o objetivo de mobilizar entidades e formar uma rede nacional de ação cidadã. Hoje, a instituição conta com mais de 600 entidades em 18 Estados brasileiros. Em São Paulo, o COEP é presidido por Walter Barelli, atual secretário de Emprego e Relações do Trabalho do governo Covas.

Entidades querem que dia seja nacional. O COEP, a CNBB, o Ibase e outras organizações estão coletando adesões para um abaixo-assinado solicitando ao Senado e à Câmara dos Deputados o reconhecimento legal do dia 9 de agosto como Dia Nacional de Mobilização no Combate à Fome e pela Vida. O documento deverá ser entregue até o dia 9 deste mês aos presidentes do Senado e da Câmara.

O deputado Roberto Engler acredita que a aprovação do projeto em São Paulo pode facilitar a tramitação de projeto semelhante na esfera federal.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Roberto Engler - 3886-6625/6647)

alesp