Secretário de Segurança Pública fala à Comissão de Fiscalização da Assembléia Legislativa


30/11/2000 18:21

Compartilhar:


O secretário de Estado da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, esteve na tarde desta quinta-feira, 30/11, na Comissão de Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Edmir Chedid (PFL), para prestar esclarecimentos acerca dos investimentos efetuados nos presídios da Capital e do Interior; e da paralização de obras das Polícias Militar, Civil, Técnico Científica e do Corpo de Bombeiros.

Petrelluzzi, há dois anos no cargo, disse que, do ponto de vista estrutural, é preciso fazer algumas modificações na Polícia Civil, "especialmente na área administrativa".

Questionado sobre as obras paralizadas em distritos policias da Capital e do Interior, Petrelluzzi afirmou não haver nenhuma obra iniciada no governo de Mário Covas paralizada, "seja nas Polícias Civil, Militar, na Superintendência Técnico-Científica ou no Corpo de Bombeiros." O secretário informou aos membros da comissão que o governo vai construir Centros de Detenção para transferir os presos dos Distritos Policias. "À medida que os Centros forem construídos, vamos destruir a carceragem dos distritos". Segundo Petrelluzzi, serão construídos 33 Centros de Detenção, com capacidade para 750 presos cada. "Acreditamos que a situação carcerária do Estado não será totalmente resolvida, mas os presos serão removidos dos distritos policiais". Petrelluzzi também informou a transferência da sede da Secretaria de Segurança, que fica no bairro de Higienópolis, "um local muito valorizado", para o edifício Saldanha Marinho, no Largo São Francisco. "Com a venda do prédio, avaliada em torno de R$ 20 milhões, construiremos 14 Centros de Detenção".

Inquirido pelo deputado Jilmar Tatto (PT) do por quê do crescimento da violência no Estado, Petrelluzzi disse que a questão da segurança não pode ser encarada de forma política. "A segurança abrange todas as esferas do poder: União, Estados e Municípios. O governador não pode trabalhar sozinho nessa questão. Ele precisa fazer parcerias".

alesp