Solenidade comemora 30 anos da Fundação Seade


17/11/2008 16:56

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/SEADEmusicos rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/SEADE mesa rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/SEADE ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pedido do deputado Samuel Moreira (PSDB), realizou-se na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira, 17/11, sessão solene para comemorar os 30 anos da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) .

Criado em 1978 pelo então governador Paulo Egydio Martins, a Seade teve um importante papel na coleta de dados a fim de conhecer melhor a realidade social paulista. Funciona como um indicador social para prevenir ou solucionar problemas, possibilitando assim aos governantes conhecer melhor a realidade da sociedade permitindo um planejamento maior de suas ações.

O deputado Waldir Agnello (PTB) deu início aos trabalhos com a apresentação de um vídeo institucional contando um pouco da história dos 30 anos da fundação. Logo em seguida passou a presidência da mesa a Samuel Moreira que fez questão de mencionar a credibilidade dos dados fornecidos pela entidade. "Somente através de uma fundação transparente e confiável é possível o desenvolvimento de São Paulo e de todo o Brasil", falou o deputado.

A diretora executiva do Seade, Felícia Reicher Madeira, lembrou de grandes marcos da instituição como a criação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). "Temos orgulho da legitimidade e neutralidade de nossas informações, elas possibilitam uma visão verdadeira da realidade social", disse.

Como forma de homenagear o ex-governador Paulo Egydio Martins, Felícia entregou a ele uma placa comemorativa em agradecimento pela iniciativa de ser o fundador da Seade. "Considero que a Seade foi criada para facilitar o trabalho dos prefeitos, dando a eles elementos para um melhor planejamento nas suas ações", disse o ex-governador.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, falou sobre a relevância que as informações levantadas pela fundação, segundo ele, uma "inteligência madura que completou 30 anos".

Francisco Vidal Luna, atual secretário de Economia e Planejamento de São Paulo, lembrou da facilidade de acesso e transparência dos dados, possibilitando assim uma "verdadeira visão da realidade socioeconômica do estado".

Ainda na solenidade foi lançado o livro "Seade uma história exemplar", que conta toda a trajetória da entidade.

alesp