Claury propõe assistência psicológica nas escolas públicas


27/07/2000 16:14

Compartilhar:


Tramita na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei 128/99, do deputado Claury Alves da Silva (PTB), que cria a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos públicos e privados de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio do Estado. Claury se baseia nos altos índices de repetência e evasão escolar e nas dificuldades apontadas por educadores quanto ao processo de aprendizagem. "O objetivo é combater o fracasso escolar, causado muitas vezes por desvios ou bloqueios emocionais de várias origens", argumenta o deputado.

Segundo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), o índice de reprovação no ensino fundamental foi de 3,8% em 1997, ano do último levantamento realizado. O índice de evasão escolar atingiu 2,7% no mesmo período. Esses percentuais indicam que 651 mil crianças foram reprovadas ou deixaram de freqüentar a escola. "Na era da informação, quando a educação é o passaporte para uma vida digna, esses números são inadmissíveis", afirma Claury.

De acordo com o projeto, a assistência deverá ser prestada por psicólogos e psicopedagogos nas dependências das escolas durante o período letivo. A Secretaria de Estado da Educação, através do Conselho Estadual de Educação e da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas se responsabilizaria pela elaboração das normas, pelo planejamento e pelo controle junto aos estabelecimentos escolares. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia e poderá ser votado no segundo semestre deste ano.

Nesta semana, Claury participou como convidado do 5º Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, 1º Congresso Latino Americano de Psicopedagogia e 9º Encontro Brasileiro de Psicopedagogos, realizado na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Além de participar da mesa diretora que abriu os trabalhos, Claury apresentou seu projeto aos profissionais da área de todo país. Segundo ele, a idéia foi bem recebida pelos participantes e representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraná, que pediram cópias do projeto para sugerir sua adoção aos parlamentares de seus estados.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves Silva - 886-6383/6859)

alesp