Estudantes comparecem à Assembléia em manifestação por ensino público

Plenário aprova criação da Universidade Estadual da Baixada Santista e Litoral (com fotos)
29/08/2001 22:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Cerca de 800 estudantes estiveram presentes na Assembléia Legislativa na tarde desta quarta-feira, 29/9. Alunos das Fatec, estudantes secundaristas e universitários, portando faixas da UNE, UBES e UMES, ocuparam as galerias do plenário Juscelino Kubitschek para pressionar os parlamentares a rejeitarem vetos do Executivo a projetos que criam universidades públicas no Estado. Os estudantes circularam pelo prédio da Assembléia, gritando palavras de ordem como "Não pago, não pago. Universidade não é mercado". Houve um princípio de tumulto quando os jovens quebraram uma das portas de vidro do 3.º andar do prédio da Assembléia, mas a situação foi contornada pelo efetivo da Polícia Militar. Os manifestantes acompanharam os trabalhos da sessão ordinária das galerias do plenário e por um telão instalado no auditório Franco Montoro.

/N+/Universidade./N-/ Durante a ordem do dia, o plenário rejeitou o veto total do governador ao Projeto de Lei 169/95, da deputada Mariângela Duarte (PT), que cria a Universidade Estadual da Baixada Santista, ficando aprovada a criação. O processo registrou 73 votos, sendo 57 favoráveis à derrubada do veto e 15 contrários. Além dos estudantes, acompanharam também a votação da matéria autoridades da Baixada Santista, como o prefeito de Santos, Beto Mansur, e o de Itariri, José Neto Fernandes.

O governador Geraldo Alckmin terá o prazo de 48 horas para promulgar a lei que cria a universidade. Transcorrido esse prazo, a Assembléia deverá fazê-lo. Restam ainda na pauta de vetos da Assembléia 72 itens. Entre eles, o veto ao projeto que cria a Universidade da Zona Leste da Capital.

alesp