Cidadão Mairinquense


28/10/2003 17:21

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez

No dia em que Mairinque comemorou 113 anos, o deputado João Caramez (PSDB) foi homenageado em Sessão Solene da Câmara Municipal com o Título de Cidadão Mairinquense.

A homenagem foi prestada em 24/10 pelo Poder Legislativo da cidade, que, por indicação do presidente da Casa, vereador Arnaldo de Jesus Oliveira, aprovou projeto de lei que outorga o título ao deputado.

O município de Mairinque foi fundado em terras da fazenda Canguera com o nome de Vila Mayrink, em razão da existência da Estrada de Ferro Sorocabana. A ferrovia foi, entre outras coisas, responsável pela construção de vários quarteirões de moradias para alojar as famílias e seus empregados. A cidade viveu em função da ferrovia até o início da imigração japonesa, que deu grande impulso à agricultura local. Em 1908, Mairinque transformou-se em distrito do município de São Roque, e somente em 1959 conquistou autonomia municipal.

A história de Mairinque está ligada à vida do deputado João Caramez, cujo pai Rubens Caramez, primeiro prefeito de Itapevi, foi ferroviário. O filho também trilhou o mesmo caminho: iniciou sua carreira como estafeta da Estrada de Ferro Sorocabana. Segundo João Caramez, ele tem levado as reivindicações da cidade ao governo do Estado: recursos para obras de infra-estrutura, como a realizada no Jardim Nova Esperança, e para o hospital que atende a comunidade da região.

Ao receber o título, o parlamentar reiterou o seu compromisso de trabalho em prol do povo mairinquense: "Este título muito me orgulha, aumenta mais a carga de responsabilidade e o compromisso que tenho com a cidade. Sempre tive o maior respeito por Mairinque e não imaginei que fosse receber do seu povo tamanha homenagem", disse o deputado.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp