Ensino à distância


08/11/2002 18:16

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual João Caramez (PSDB) esteve na última terça-feira, 5/11, em audiência com o reitor da Universidade de São Paulo, professor Adolpho José Melfi, para falar da emenda de sua autoria à Lei de Diretrizes Orçamentárias, que prevê a implantação de cursos de graduação à distância.

Durante o encontro, o deputado expôs o objetivo da emenda e a necessidade de se criar vagas nos cursos de graduação, para suprir a demanda e oferecer oportunidade aos estudantes carentes. Caramez salientou durante o encontro que, diante da necessidade de expansão da Unesp no interior e da USP na Região Metropolitana de São Paulo, ele se viu no dever de lutar pelos jovens que buscam uma oportunidade para continuar os estudos.

Caramez acredita que a USP possui potencial para dar início a um projeto piloto de ensino de graduação à distância, uma vez que a universidade já atua com o método à distância nas áreas de pós-graduação e especialização, além dos cursos do ensino fundamental. A USP também vem oferecendo este tipo de formação a 1.700 professores que necessitam se graduar, dentro do programa de capacitação do Governo do Estado, que tem característica de ensino à distância e presencial.

Na opinião do reitor, a iniciativa do deputado é excelente, pois abre um canal para atender a demanda de determinadas comunidades. Segundo ele, a falta de experiência da universidade em cursos de graduação à distância talvez seja o maior entrave nesse momento, mas que pode perfeitamente ser discutido e adequado a partir do apoio do deputado João Caramez.

alesp