Parlamentar defende tarifa única de ônibus na Região Metropolitana de São Paulo


02/02/2005 16:21

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Fausto Figueira

A revisão do recente aumento das tarifas dos ônibus intermunicipais na Baixada Santista e a criação de uma comissão tarifária regional foram defendidas pelo deputado Fausto Figueira (PT), na sessão inaugural do ano legislativo de 2005 da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada na terça-feira, 1º/2. Figueira apresentou indicação tratando dessas questões, alertando para a ameaça de um aumento em cadeia nas tarifas do transporte coletivo municipal das diversas cidades que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista.

O deputado defende a instituição, a médio prazo, de uma tarifa única na região metropolitana e justifica: "Experiências recentes com a tarifação única mostraram um aumento no número de usuários do sistema de transporte coletivo". Fausto considera a Câmara Temática de Transportes, do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), o fórum adequado para tratar do assunto.

Em sua indicação, dirigida à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e à Câmara Temática de Transportes do Condesb, Figueira pede a revisão do aumento médio de 13,02%, autorizado pelo Governo Alckmin, e a criação de uma Comissão Tarifária Regional do Transporte Coletivo, com o objetivo de garantir valores justos para as passagens de ônibus intermunicipais. "Já passou da hora de o Condesb funcionar a favor da população da Baixada, discutindo seriamente problemas como o do transporte, que afeta a todos os municípios. Estou certo de que os prefeitos da região têm importante colaboração a dar ao Governo do Estado nas questões que afetam os moradores das cidades que representam. A criação de uma comissão tarifária regional deve ser prioridade nesse debate", afirma o deputado.

www.faustofigueira.com.br

alesp