Deputada visitará CHS com o secretário da Saúde


29/03/2005 15:51

Compartilhar:


A precariedade de atendimento e da estrutura do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), em razão das dificuldades financeiras por que passa esse complexo, denunciada pela imprensa local nas últimas semanas, fez com que a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) tomasse a iniciativa de manter contato, diretamente, com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Em conversa com Barradas, a parlamentar agendou, para a próxima semana, visita do secretário ao CHS, a fim de levantar a real situação do complexo.

O CHS atende à população de 48 municípios da região de Sorocaba, com mais de dois milhões de habitantes, e, devido à grande procura, longas filas de espera têm-se formado e, em alguns casos, ocorre até a falta de atendimento de quem está aguardando por ele. "Há centenas de pessoas que vêm de fora e passam o dia na porta do CHS, esperando atendimento. Muitas vezes, não têm dinheiro nem para comer", observa a parlamentar, preocupada com as condições de saúde dessas pessoas.

Outra grande preocupação da deputada é o índice de gravidez na adolescência. "São gestantes de risco e que precisam ter um atendimento neonatal com qualidade e rapidez", explica Maria LúciaAmary, que, nesta semana, esteve reunida com a diretoria do CHS e com o secretário municipal da Saúde, Milton Palma, a fim de buscar recursos junto ao Governo do Estado, para recuperar e equipar as unidades neonatal, infantil e obstétrica, melhorando a qualidade de assistência médica nesses setores.

A deputada acredita que com a visita do secretário de Estado da Saúde, na próxima semana, os problemas de atendimento, estrutural e administrativo poderão ser verificados em sua essência e, com isso, o Governo estadual terá a certeza da necessidade urgente de investir no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Para o CHS, a parlamentar solicitou a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos que completarão mais dez leitos pediátricos " atualmente, funcionam apenas sete ", e para a contratação de recursos humanos. "Com a visita do secretário Barradas, esperamos otimizar o atendimento médico no CHS e melhorar a qualidade de saúde da população", destaca Maria Lúcia Amary.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp