FAO comemora Dia Mundial da Alimentação


15/10/2002 18:23

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Anualmente, no dia 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) chama a atenção da comunidade internacional para os problemas da fome e da desnutrição no mundo. Neste ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação é "Água: Fonte de Segurança Alimentar", que destaca o papel essencial da água doce para a alimentação de uma população que alcançará os 8 bilhões de pessoas em 2030.

Na sede central da FAO, em Roma, o convidado de honra deste ano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fará um pronunciamento e o representante da Santa Sé lerá a mensagem do Papa João Paulo II. Participam também da celebração o diretor geral da FAO, Jacques Diouf, e o ministro para Políticas Agrárias e Florestais do governo italiano, Gianni Alemanno.

A tônica dos discursos deve ser a necessidade de melhorar a gestão da água na produção agrícola. Quase 70% da água doce extraída da terra é utilizada pela agricultura. O crescimento populacional fará aumentar a necessidade da água, e sua utilização deverá ser feita com prudência. Estudo realizado pela FAO em 93 países revela que vários deles, em que a água escasseia, já exploram reservas de água mais depressa do que sua capacidade de renovação. Dez desses países encontram-se em situação crítica.

A jornada de comemorações deste ano começa na sede da FAO, com a entrega de medalhas pelo diretor geral Jacques Diouf aos ganhadores do concurso realizado entre as escolas sobre o tema do Dia Mundial da Alimentação, organizado pela Associação de Mulheres das Nações Unidas.

O diretor geral nomeará os novos embaixadores da FAO que promoverão a campanha contra a fome, entre os quais incluem-se destacados representantes do mundo desportivo: o futebolista Roberto Baggio (Itália) e a campeã olímpica de atletismo Debbie Ferguson (Bahamas), assim como os artistas Máximo Ranieri, italiano, a cantora americana Dionne Warwick e a Associação Nacional Italiana de Cantores, que reúne reconhecidos cantores italianos que atuam para arrecadar fundos para causas sociais. Assim, o número de embaixadores da FAO ascende a 15. Entre os embaixadores atuais encontram-se a ganhadora do Prêmio Nobel Rita Levi Montalcini, os cantores Magida Al Roumi, Dee Dee Bridgewater, Albano Carrisi, Gilberto Gil, Mory Kanté, Miriam Makeba e Youssou N'Dour e as atrizes Gong Li e Gina Lollobrigida.



São Paulo contra a fome

A Ação da Cidadania São Paulo, também conhecida como Campanha Contra a Fome ou Campanha do Betinho, tem promovido nos últimos cinco anos o Café da Manhã para São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro. Neste ano o evento está sendo realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo (Comusan), do qual a Ação da Cidadania SP faz parte.

Na programação, que acontece a partir das 9 horas, na Praça da Sé, constam um ato ecumênico, apresentações musicais com a participação do Coral Accor Maior, Banda de Músicos Evangélicos e Banda de Axé, e serviço de café , bem como o pré-lançamento da campanha Natal sem Fome - ano 10.

alesp