Deputada aciona prefeitos e presidentes de Câmaras da Baixada e do Ribeira

Da Assessoria
10/10/2002 17:22

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) já está trabalhando na elaboração de emendas ao Orçamento do Estado para 2003. A parlamentar enviou ofícios aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores das nove cidades da Baixada Santista, aos chefes de Executivo do Vale do Ribeira e ao presidente da Agência Metropolitana de Desenvolvimento (Agem), Koyu Iha, colocando o Mandato à disposição para a apresentação de emendas, visando garantir mais recursos para obras e serviços. Publicado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (dia 8), o Orçamento totaliza R$ 54 bilhões 448 milhões.

"O Orçamento de São Paulo só é menor que o da União. Estou fazendo uma avaliação criteriosa, que vai embasar a apresentação de emendas para corrigir distorções e ampliar os investimentos na Baixada, Litoral, Vale do Ribeira e nas áreas sociais. Este contato com representantes de cada cidade e com a Agem é fundamental para que as necessidades municipais e metropolitanas sejam contempladas com as emendas", afirma Prandi, que desde seu primeiro mandato se caracterizou como uma das campeãs na apresentação de emendas ao Orçamento.

Antecipando algumas áreas que serão alvos de emendas, Maria Lúcia aponta a necessidade de mais recursos para o setor da Saúde, que vive em permanente crise na região. "Precisamos ampliar a oferta de vagas pelo SUS, implantar um Hospital Público para atender a população de Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, além de uma maternidade na Área Continental de São Vicente, entre outras ações", enfatiza Maria Lúcia, que também buscará ampliar os investimentos para um combate mais contundente à dengue.

Na Educação, Prandi defende mais recursos para a construção de novas escolas, reforma e ampliação de outras já existentes, implantação de cursos profissionalizantes e para o avanço do processo de instalação da Universidade Pública da Baixada. Para o setor de Transportes, a parlamentar entende ser fundamental viabilizar verbas estaduais para a construção de avenidas perimetrais nas duas margens do Porto, instalação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos - espécie de metrô de superfície), ampliação dos pontos de ligação entre Santos e Guarujá, entre outras obras para absorver o crescimento do fluxo viário gerado com a inauguração da segunda pista da Imigrantes, prevista para acontecer dia 15 de dezembro.

Conforme explica a parlamentar, depois da publicação do Orçamento, os deputados têm 15 sessões ordinárias para analisar a proposta e apresentar emendas. Depois disso, toda documentação é analisada por um relator específico, que deverá apresentar uma parecer final, com a proposta orçamentária definitiva. A proposta precisa ser apreciada e votada pelo plenário da Assembléia Legislativa, antes do recesso parlamentar do final de ano.

alesp