Lei oficializa Tatuí como a Capital da Música


01/02/2007 17:22

Compartilhar:


O governador José Serra sancionou em, 30/1, a Lei 12.544/2007, que concede ao município de Tatuí o título de Capital da Música. De autoria do deputado Waldir Agnello (PTB), o Projeto de Lei 676/04, que deu origem à lei, foi aprovado pelo Plenário da Assembléia em dezembro de 2006.

Há 52 anos Tatuí abriga o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, a maior escola de música da América Latina. O Conservatório de Tatuí está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e promove cursos gratuitos de instrumentos musicais, de canto e de artes cênicas. Somente em janeiro deste ano a escola recebeu 3.520 inscrições para seus 29 cursos disponíveis. A instituição promove também exposições, concertos, workshops, espetáculos de teatro e balé, cursos intensivos, palestras e recitais.

Entre os principais eventos realizados pela instituição estão o Encontro de Música Popular Brasileira "Brasil Instrumental", o Festival de Música Popular Brasileira, o Curso de Férias, a Semana Paulo Setúbal, o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, o Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi e a Semana da Música.

Segundo Agnello, "o título de Capital da Música só vem oficializar um reconhecimento largamente difundido em âmbito nacional, especialmente no campo das artes cênicas e musicais". O parlamentar também argumenta que a oficialização de um título como esse, reconhecendo a atividade em que a cidade se destaca, desperta a atenção de empresários, trabalhadores, cientistas, pesquisadores, investidores e turistas interessados no tema.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp