Seminário sobre transporte rodoviário de cargas


24/11/2008 19:32

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/MASSAFERRA CARGAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Massafera (PSDB) participou na semana passada do II Seminário Paulista de Transporte de Cargas, promovido pela Assembléia e pela Federação das Empresas em Transportes de Cargas do Estado (Fetcesp). Ele presidiu o painel Gargalos logísticos para o escoamento da safra.

Um dos temas debatidos foi o esgotamento da capacidade de operação do porto de Santos. Para continuar atendendo à demanda crescente, estima-se que, em dez anos, o porto paulista teria que dobrar sua capacidade.

"As perspectivas de desenvolvimento para São Paulo são otimistas e exigem um plano de investimento em infra-estrutura eficiente. Uma das propostas é a construção do porto de Peruíbe", explicou Massafera. Outra proposta destacada pelo deputado foi a construção de um alcoolduto ligando as regiões produtoras do interior ao litoral.

Além de baratear o custo do transporte, realizado com maior agilidade e segurança, as soluções discutidas no seminário podem contribuir para desafogar o trânsito no entorno da Região Metropolitana de São Paulo.

O parlamentar argumentou ainda que, em São Paulo, a maior parte dos produtos destinados à exportação, como açúcar, álcool, suco de laranja, além do deslocamento de contêineres, é transportada em caminhões. Os modais ferroviário e hidroviário são pouco utilizados.

Participaram do painel o coordenador de logística da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Luiz Antônio Fayet; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São José do Rio Preto (Setcarp), Kágio Miura; e o representante da Secretaria de Transportes de São Paulo, Milton Xavier; além de demais parlamentares.

massafera@al.sp.gov.br

alesp