Consumo sustentável e bem-estar humano


08/10/2008 21:23

Compartilhar:


Com o objetivo de proporcionar o aprofundamento sobre valores, princípios e ferramentas para a construção de uma cultura de paz, o Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz) promoveu nesta terça-feira, 7/10, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia, o 4º encontro do II Ciclo de Multiplicadores da Cultura de Paz, com o tema "Consumo Sustentável e Bem-Estar Humano". Um dos palestrantes foi o doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, na Polônia, atualmente professor titular no Departamento de Pós-graduação da PUC/SP, Ladislaw Dawbor.

Segundo o professor, criou-se um perfil de consumo baseado na concentração de renda do sistema norte-americano, o "americam way of life". A população dos Estados Unidos representa 4% da população mundial e consome 25% da energia do planeta. "Se este sistema se expandir, a terra vai se tornar inviável. O pior é que dentro desta equação há três personagens sem voz: as gerações futuras, o próprio planeta " a "natureza silenciosa", e os 4 bilhões de pobres que o habitam. Ou seja, esta maneira de viver é insustentável, porque acaba resultando na falência dos mecanismos de mercado. Na concorrência pelos bens, os recursos estão sendo liquidados."

Para Dawbor, a alternativa ao sistema de consumo vigente é desenvolver uma economia em que os recursos do planeta tenham o que ele denomina de "uso pactuado", uma gestão articulada das necessidades dos agentes econômicos e sociais. "Será inevitável tomar este rumo, já que a cada ano nascem 70 milhões de pessoas no mundo e os recursos naturais estão sendo consumidos e não-renovados", finalizou.

"O foco de minha atuação é conduzir programas em espaços naturais e, a partir da experiência com a própria natureza, encontrar uma forma de modificá-la para se chegar a um consumo sustentável sem perder o bem-estar, muito pelo contrário", declarou outra palestrante, a educadora Rita Mendonça, do Instituto Romã.

alesp