Punição rigorosa para fraude no fornecimento de merenda


12/02/2009 18:09

Compartilhar:


Com as mais recentes e graves denúncias de fraudes no fornecimento da merenda escolar da rede pública de ensino em mais de 10 municípios paulistas (entre estes a capital), que indicam práticas lesivas entre empresas e setores da administração pública, altíssimos custos da terceirização da merenda e baixa qualidade dos alimentos, o deputado e professor Carlos Giannazi (PSOL) manifestou total apoio às investigações feitas pelo Ministério Público do Estado. "É um conjunto de denúncias que deve ser investigado a fundo. A sociedade não tolera mais o crime contra a educação pública, a corrupção, o desprezo pela coisa pública, pela saúde", frisou o parlamentar, para quem os envolvidos que forem julgados culpados pela Justiça devem ser punidos com todo o rigor da legislação criminal.

Devido à atuação do professor da rede municipal paulistana José Ghiotto Neto, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, foi possível à Promotoria da Justiça e da Cidadania do MPE abrir as investigações para, entre tantas denúncias, verificar a formação de cartel de empresas fornecedoras de merenda escolar e o alto valor dos contratos entre elas e a prefeitura da capital.

No âmbito estadual, Giannazi lembrou que a Secretaria da Educação anunciou recentemente que também iria terceirizar a merenda e o serviço de limpeza da rede de ensino. Em pronunciamento na Assembleia, Giannazi alertou para o fato de que estudos sobre a alimentação dos alunos nas redes públicas indicam, de modo inequívoco, uma piora na qualidade e encarecimento desse serviço essencial.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp