Órgãos públicos poderão ser obrigados a usar madeira com certificação


04/06/2009 20:33

Compartilhar:


Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante ressaltar ações que envolvem este tema. O deputado Fernando Capez (PSDB) é autor do Projeto de Lei 307/2009, que obriga os órgãos públicos estaduais a utilizarem materiais originários de madeira com certificação ambiental.

A proposta de Capez visa principalmente incentivar o desenvolvimento sustentável nos órgãos do Estado, mediante o uso de recursos naturais cuja produção não agride o meio ambiente.

Cada vez mais a população se preocupa com as questões ambientais e exerce pressão para que ações de preservação e sustentabilidade sejam adotadas por parte do Estado.

A certificação ambiental é feita por organizações que disponibilizam orientações e normas para que a produção seja realizada de maneira sustentável. Após esse processo, essa organização fornece selo que comprove a origem do produto.

"Se o Estado utilizar produtos com esse certificado, passa a ser exemplo para empresas privadas no que tange à preservação ambiental", afirmou Capez.

A iniciativa do deputado recebeu os cumprimentos da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), que encaminhou e-mail ressaltando que a proposta mostra a preocupação do deputado com atividades apoiadas na sustentabilidade.

A ABPM estimula o uso de madeiras cultivadas, especialmente, eucalipto e pinus. Madeiras cultivadas são recurso natural renovável e de ciclo curto. Sua utilização cada vez maior reduz a exploração de florestas nativas e evita a devastação ambiental.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp