Donisete Braga

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 19:03

Compartilhar:


Donisete Pereira Braga (PT) nasceu em Flora Rica (SP), em 03/05/1967. Em 1976, mudou-se para Mauá, cidade do Grande ABC paulista, onde reside até hoje. Formado em gestão de cidades, é casado e tem dois filhos. Foi reeleito para o quarto mandato consecutivo de deputado estadual com 105.436 votos, tendo sido anteriormente vereador duas vezes em Mauá. Começou na política ainda adolescente, incentivado pelos pais, que atuavam nas comunidades eclesiais de base da igreja católica. Nesses anos, Donisete Braga adquiriu larga experiência como legislador e realizador, abraçando bandeiras como a do desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, meio ambiente, educação, saúde, juventude, criança e adolescente.

A experiência levou Donisete Braga a exercer o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora (2007/2009). Foi vice-presidente (2001/2002) e presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (2003/2005), e ainda relator do projeto que criou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Atuou como titular da Comissão de Constituição e Justiça (2005/2007), por onde passam obrigatoriamente as proposituras dos deputados. Ali fez avançar os debates que resultaram nas Leis Específicas das Represas de Guarapiranga e Billings e no projeto que deu origem à criação de Fundo de Investimentos para a recuperação de áreas contaminadas. Hoje atua nas Comissões de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Legislação Participativa.

O deputado elaborou e articulou pela aprovação da lei que mudou o zoneamento industrial da Região Metropolitana de São Paulo, permitindo a ampliação das indústrias e modificação dos processos de produção. Também aprovou lei e articulou com estudantes a proibição de cobrança de taxa para emissão e registro de diploma de faculdade. Tem contribuído ainda para levar qualificação profissional aos trabalhadores e mais recursos para cidades do interior.

Donisete Braga dará continuidade à sua luta pelo fortalecimento dos municípios e pelo apoio aos movimentos sociais. Para ele, o grande desafio que se impõe ao Estado de São Paulo é o resgate do seu papel de indutor do crescimento econômico, com geração de renda e maior capacidade de investimento público.

alesp