Deputada é terceira mulher a integrar mesa diretora na história da Assembléia


04/01/2005 18:00

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) assumiu a 2ª Secretaria da Assembléia Legislativa de São Paulo. A parlamentar é a terceira mulher, em 170 anos de história do Legislativo Paulista, a ocupar um lugar efetivo na mesa diretora da Casa. O cargo é o terceiro mais importante na linha hierárquica da direção da Assembléia.

"Este é o Legislativo do estado mais rico da nação. Integrar sua mesa diretora é um sinal da responsabilidade no desempenho da função parlamentar", enfatiza Maria Lúcia.

Eleita por unanimidade em 15 de março de 2003 para ocupar a 4ª Secretaria, Prandi assume o novo posto em função da eleição do deputado Emidio de Souza (PT), que era o 1º secretário, para prefeito de Osasco. Outro integrante da mesa, o deputado Marquinho Tortorello (PPS), se licenciou para assumir a Secretaria de Esportes do município de São Paulo.

A função da Mesa é dirigir os trabalhos e tomar decisões administrativas para o funcionamento da Assembléia. Como órgão colegiado, qualquer ação precisa da concordância dos seus três membros titulares.

Nova conquista

O cargo de 2ª secretária é mais uma conquista na trajetória política da deputada Maria Lúcia Prandi. Professora e diretora da rede estadual de ensino, ela começou sua atuação política na Apeosp. Entre 1989 e 1992, foi secretária de Educação de Santos na gestão da prefeita Telma de Souza. Vereadora mais votada da cidade nas eleições de 92, a parlamentar foi aclamada por unanimidade a primeira presidente mulher da Câmara Municipal.

No biênio 93-94, comandou um trabalho de moralização sem precedentes na história do Legislativo Santista: cortou gastos, demitiu funcionários fantasmas, resultando numa economia de US$ 20 milhões. O dinheiro foi devolvido para os cofres da Prefeitura. A repercussão dessas ações impulsionou a primeira eleição da deputada Prandi para a Assembléia Legislativa.

Três vezes consecutivas deputada estadual mais votada da Baixada Santista, Prandi obteve nas urnas um crescimento de quase 300%, comparando-se os votos da primeira eleição (1994) com os da última (2002), quando alcançou 106.444.

Autora de 18 leis em vigor no Estado, tem outros 18 projetos prontos para serem votados em plenário. Durante três anos consecutivos, Maria Lúcia presidiu a Comissão Permanente de Educação. Em 2001-2002, foi vice-líder da bancada do PT. Hoje, além de integrar a Mesa Diretora, é titular em três comissões permanentes e suplente em outras duas, além de coordenar a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável e uma Frente Regional de Combate à Violência contra a Mulher.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp