Deputada propõe programa para qualificação da mão-de-obra feminina


28/11/2008 18:20

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está propondo a criação do Programa Estadual Irmã Dolores de Qualificação de Mão-de-Obra Feminina. A iniciativa está prevista em um projeto de lei protocolado na Assembléia Legislativa. Além de criar condições para a capacitação profissional de mulheres chefes de família, a proposta também homenageia Irmã Dolores, falecida em agosto desse ano.

"Já somos a maioria da população e temos uma presença cada vez mais forte no mercado de trabalho. Porém, ainda há um muito por fazer pela promoção da igualdade de gênero. Isto inclui investimentos na qualificação profissional das mulheres. É justamente para cobrir esta lacuna que tomei a iniciativa de apresentar a proposta", explica a deputada Prandi.

Para promover a qualificação profissional da mão-de-obra feminina, a parlamentar apresenta uma série de ações que têm como foco principal a capacitação de mulheres chefes de família. A elas serão disponibilizados cursos profissionalizantes que também promovam a melhoria do nível educacional e cultural das atendidas pelo programa.

Na outra ponta, será mantido um banco de ofertas de empregos, cujas vagas sejam voltadas às mulheres. Além disso, também estão previstos incentivos e fomento à formação de cooperativas pelas integrantes do programa. De acordo com o projeto da deputada Prandi, para viabilizar estas ações o Estado poderá estabelecer convênios com municípios e parcerias com a iniciativa privada.

A parlamentar também explica o porquê da homenagem à Irmã Dolores, religiosa que faleceu este ano. "Irmã Dolores foi uma mulher que dedicou a vida à promoção da igualdade entre as pessoas e à justiça social. Até nos deixar em agosto deste ano, trabalhou em comunidades carentes da Baixada Santista. E uma de suas principais ações era proporcionar capacitação profissional aos jovens e às mulheres desses núcleos", justifica Maria Lúcia.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp