Municípios que integram a RMGSP - Esclarecimento


13/04/2011 21:15

Compartilhar:


Em texto publicado na edição desta quarta-feira, 13/4, sob o título "Reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo é tema de debate na Assembleia", deixamos de citar os municípios de Vargem Grande Paulista e São Lourenço da Serra como integrantes da lista das 39 cidades que compõem a RMGSP.

Na ocasião, citamos apenas os 37 municípios previstos na Lei Complementar federal 14/1973 (que criou as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém e Fortaleza). A lei previa a RMGSP com os municípios de Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Suzano e Taboão da Serra, além da capital paulista.

Foi somente uma década depois, com a Lei Complementar estadual 332, de 21 de novembro de 1983, que a área territorial do município de Vargem Grande Paulista foi integrada à RMGSP.

Em 30 de dezembro de 1991, por força da Lei estadual 7.664, o município de São Lourenço da Serra foi integrado à Região Metropolitana, devido ao seu desmembramento do município de Itapecerica da Serra.

alesp