Assembléia recebe participantes da sétima edição do Parlamento Jovem


17/11/2005 16:52

Compartilhar:


O presidente do Legislativo Paulista, deputado Rodrigo Garcia (PFL), o 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, Fausto Figueira (PT) e Geraldo Vinholi (PDT), assessores e funcionários da Assembléia receberam na tarde desta quinta-feira, 17/11, os 94 autores dos projetos selecionados para a sétima edição do Parlamento Jovem, esse ano destinado aos estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado.

Criado em 1999 por iniciativa dos deputados Cesar Callegari e Célia Leão, o Parlamento Jovem tem como objetivo principal possibilitar aos estudantes paulistas, seja do ensino médio ou fundamental, a visão sobre alguns aspectos da democracia com a vivência de um dia da sessão parlamentar.

Parlamento Jovem da Assembléia é o pioneiro no país

Experiência de São Paulo serviu de base para trabalhos semelhantes em outros estados e na Câmara dos Deputados

Ao falar sobre a grandeza do Estado mais populoso da nação Rodrigo Garcia, o mais jovem presidente da história da Assembléia, ressaltou a heterogeneidade, a complexidade e o dinamismo do Legislativo estadual. "Meu dia começou cedo, às 5 horas, juntamente com os jovens deputados Vitor de Oliveira, Fernanda Magnotta e Martina Müller, para uma entrevista sobre o Parlamento Jovem", comentou o presidente que enfatizou a importância do exercício da cidadania "essencial para melhorarmos a qualidade de vida do nosso país" e a qualidade dos projetos de lei apresentados pelos jovens deputados. "A cada edição aprendemos com vocês", disse Garcia.

Política e cidadania

O deputado Vanderlei Macris, que quando da implantação do Parlamento Jovem era presidente da Mesa Diretora, lembrou que a experiência da Alesp, pioneira no país, serviu de base para trabalhos semelhantes em outros estados e também na Câmara dos Deputados. "O Parlamento Jovem é uma idéia que deu certo, e estou especialmente honrado e feliz por seu sucesso".

Assim como Macris, os demais parlamentares, entusiastas com a possibilidade de terem como colegas alguns dos participantes do Parlamento Jovem, relataram o início de sua carreira política, incitada pela vontade de mudar os rumos da história do país através da democracia, segundo eles, sistema político ainda incipiente em nosso país.

O 1.º secretário, Fausto Figueira, que declarou ter encontrado no ex-governador Franco Montoro uma fonte inspiradora para o início de sua carreira política, confessou que a vitalidade dos jovens deputados é um exemplo para os parlamentares mais experientes.

Para a deputada Célia Leão, uma das idealizadoras do Parlamento Jovem, o Parlamento paulista é sinônimo de um "templo religioso", um local sagrado onde são traçados os destinos da sociedade. Apesar da crise política que preocupa e desestimula os brasileiros, a parlamentar afirmou que a maioria dos políticos está engajada em melhorar a qualidade de vida da população, "e que "tem a honra e o privilégio de representar o povo com seriedade".

Os jovens deputados também ouviram palavras de incentivo dos deputados Alberto Turco Loco Hiar, Sidney Beraldo, ambos do PSDB, Maria Lúcia Prandi (PT), Ricardo Castilho e Tiãozinho da Farmácia, ambos do PV, Jonas Donizzette e Vinícius Camarinha, ambos do PSB, e Edson Ferrarini (PTB).

O final do evento foi marcado pela apresentação do Coral Júlio Prestes, do Projeto Guri, sob a regência da professora Silmara Fernandes e teclado de Fausto Mitsuito, que cantou as músicas "Meu País", de Ivan Lins e Vítor Martins, "Fantasia Brasileira 3", de Tasso Bangel e Tom da Terra, "Depende de Nós", de Ivan Lins e Vítor Martins e "Fantasia Paulista", de Fernandes de Oliveira.

alesp