Projeto permite mais espaço para jovens no mercado de trabalho

Proposta proíbe exigência de experiência anterior para jovens que ingressem na administração pública direta
25/09/2001 16:55

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa aprovou no dia 19 de setembro o Projeto de Lei 293/98, do deputado estadual Nivaldo Santana (PCdoB), que proíbe a exigência de experiência anterior para jovens entre 18 e 25 anos que ingressem na administração pública direta, autarquias e fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público. A proposta vale para qualquer dos Poderes do Estado, independentemente do regime jurídico a que deverão se subordinar. O projeto pretende facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Segundo o deputado, essas iniciativas foram tomadas para minimizar o círculo vicioso, no qual as empresas exigem experiência anterior ao jovem, impossibilitando-o de entrar no mercado de trabalho.

"O setor de serviços, que é o que mais emprega no Brasil, não consegue absorver toda a mão-de-obra que procura ocupação. Com isso, os maiores prejudicados são os jovens que buscam o primeiro emprego e que muitas vezes são forçados por necessidade a realizarem trabalhos árduos de baixa remuneração", afirma o parlamentar.

alesp