CPI para investigar acidente do Metrô


17/05/2007 19:34

Compartilhar:


O deputado Carlinhos Almeida (PT) pediu, em plenário, a instalação imediata da CPI da Linha 4 do Metrô, para investigar as causas do acidente ocorrido no início deste ano, "em vez de se ficar, agora, discutindo um novo empréstimo à companhia para a conclusão de obras, enquanto existe uma série de famílias vitimadas, com a perda de suas moradias ou de entes queridos".

Carlinhos fez esse pronunciamento antes da votação na Assembléia Legislativa do projeto de lei do Executivo que autoriza o governo o obter financiamentos externos, no total de US$ 450 milhões, para as obras da linha 4 do Metrô.

"Já se passaram seis meses e não existe nenhum estudo conclusivo sobre as causas do acidente, nem sobre a segurança de se continuarem as obras, e o governo, comodamente, envia um projeto a esta Casa como se nada tivesse acontecido, como se toda a sociedade paulista não estivesse aguardando a adoção de medidas para evitar novos problemas", afirmou o deputado.

Segundo o parlamentar, "só uma CPI seria capaz de ajudar a esclarecer os fatos, obrigando a responsabilização dos culpados, das empresas envolvidas, da Secretaria dos Transportes e dos governos Serra e Alckmin". Ele afirmou que a bancada do PT é favorável à ampliação das linhas do Metrô e sua instalação em mais municípios do Estado, mas não pode concordar "com a conduta do governo, pois bastou o assunto sair da mídia para que não tomasse mais nenhuma providência séria para apurar e responsabilizar os culpados, e para que enviasse mais esta proposta de endividamento para o Estado, sem ao menos prestar contas a esta Casa de todos os empréstimos anteriores".

Carlinhos denunciou ainda o afastamento da obra de técnicos especializados do Metrô, "deixando tudo nas mãos das empreiteiras, que, em vez de atenderem as reivindicações desses técnicos, declaravam que as obras estavam dentro das especificações. Nós todos vimos o resultado, uma tragédia que poderia ter sido evitada".

carlinhos@carlinhos.org

alesp