Parlamentares jovens aprendem sobre processo de votação


06/11/2008 18:52

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/mmy (52).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares jovens ocuparão o Plenário Juscelino Kubitschek nesta sexta-feira, 7/11, para votarem os projetos que prepararam anteriormente, na sua cidade de origem, e que apresentarão logo mais, a partir da abertura da sessão.

O Secretário Geral Parlamentar, Auro Caliman, recepcionou os estudantes na tarde desta quinta-feira, explicou o funcionamento do painel eletrônico " que já está configurado com o nome dos jovens " e simulou votações para treinar o uso dos teclados embutidos em cada mesa do plenário.

Auro explicou que a primeira votação desta sexta-feira será para escolher a mesa diretora, composta por um presidente, um vice, o primeiro e o segundo secretários. Auro aconselhou os jovens a comporem no máximo três chapas que receberão as cores verde, vermelha e amarela e serão escolhidas pela pressão no botão "sim", "não" e "abstenção" respectivamente. Sugeriu ainda que eles fizessem campanha durante a estada no hotel para tentarem influenciar os companheiros e receberem os votos que elegerão a mesa.

A apresentação do projeto será feita pelo próprio autor por ordem alfabética (de partidos e, em cada partido, de nomes) e cada parlamentar terá até três minutos para defender seu projeto. As votações serão feitas por blocos de projetos.

Tudo foi preparado para que a décima edição do Parlamento Jovem, a exemplo dos anos anteriores, transcorra na mais perfeita ordem e com a empolgação característica dos jovens que, ao entenderem a importância da atividade parlamentar, empenham-se em defender suas idéias e descubram, quem sabe, a própria vocação.

alesp