ÍNDICE PAULISTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - OPINIÃO

Arnaldo Jardim*
15/01/2001 18:00

Compartilhar:


O Fórum São Paulo Século XXI, criado para pensar e planejar o desenvolvimento do Estado para as próximas décadas, tem se revelado um instrumento importante de participação política. Mais do que isso, transformou-se num foro democrático de expressão e convergências das vontades da sociedade paulista.

Logo de início, a participação ativa dos mais diversos setores sociais apontou para a necessidade de criação de um indicador associado a uma estratégia geral de desenvolvimento, capaz de mensurar e agir como bússola, apontando o rumo correto para se chegar aos objetivos traçados.

Definido que o modelo de desenvolvimento desejado para o Estado precisa estar indexado ao combate das desigualdades sociais e regionais, ficou estabelecido que um indicador desse desenvolvimento teria que levar em conta os tradicionais aspectos econômicos e incorporar novos elementos, conferindo uma dimensão humana aos índices, fundamental para o cumprimento da definição estratégica inicial.

Na busca desse indicador de desenvolvimento humano nos deparamos com o IDH da Organização das Nações Unidas - ONU - que estabeleceu um parâmetro de qualidade de vida a ser seguido por todas as sociedades do mundo. Verificamos tratar-se de um bom indício, mas ainda insuficiente, para atender às necessidades de caracterização da evolução do cotidiano de uma sociedade complexa como a paulista. Percebemos que as comparações, próprias de um índice global, eram superficiais. Embora fosse um método de abordar as questões humanas e sociais, não contemplava algumas das nossas necessidades, sobretudo a de permitir acompanhar bienalmente a evolução real da sociedade. Buscávamos um instrumento mais preciso de avaliação permanente das relações custo/benefício das políticas públicas e do inter-relacionamento entre os diversos agentes econômicos e sociais que constróem a história das civilizações.

Desse processo surgiu o Índice Paulista de Responsabilidade Social. Debruçando sobre as experiências já havidas e colocando o tempero da vontade política expressa na definição estratégica, técnicos e analistas deram formas a esse novo indicador, que considero como um bússola a indicar o caminho do desenvolvimento do Estado no século XXI.

Agora, o desafio colocado é o seu constante aprimoramento, com a fixação de novos paradigmas e desafios. Um primeiro desafio a ser enfrentado é o estabelecimento de medidas que criem condições para que possamos mensurar os níveis de participação social.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social é uma realidade conquistada pela sociedade paulista no Fórum São Paulo Século XXI. Agora precisamos transformá-lo num indicador cada vez mais confiável e preciso. É nosso desejo torná-lo um instrumento reconhecido pela sociedade, balizador de políticas públicas e capaz de tirar fotografias pontuais do estágio real de desenvolvimento da nossa sociedade, para que possamos avaliar se estamos, de fato, construindo uma sociedade menos desigual e mais humana.

Arnaldo Jardim é engenheiro civil, ex-secretário da Habitação, deputado estadual e relator geral do Fórum SP - Século XXI.

alesp