Projeto quer impedir terceirização da fiscalização do transporte de trabalhadores rurais


23/02/2006 10:37

Compartilhar:


As péssimas condições de transporte a que são submetidos os trabalhadores rurais, principalmente nas lavouras de laranja e cana-de-açúcar no interior paulista, levaram o deputado Simão Pedro (PT) a apresentar, nessa quarta-feira, 22/2, projeto de lei determinando que a fiscalização da idade da frota de veículos e das condições das estradas por onde passam os empregados seja realizada unicamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ou por agentes públicos da administração direta.

"Além de colocar em risco a vida dos usuários, as condições precárias dos veículos e das estradas acarretam atraso no trajeto, obrigando depois os trabalhadores a aumentar o ritmo do trabalho, que é um dos motivos das doenças e mortes por exaustão, principalmente no corte da cana", justifica o deputado.

O objetivo do projeto é impedir que o DER terceirize a vistoria dos veículos, com o credenciamento de profissionais muitas vezes empregados das próprias usinas ou que prestam serviços a elas. Esse procedimento, segundo denúncia da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), tem permitido que ônibus circulem em péssimas condições de uso, com pneus carecas, idade ultrapassada e assentos quebrados, entre outros.

O projeto autoriza o DER a firmar convênio com a Polícia Militar Rodoviária e outros órgãos da administração pública direta para a vistoria dos veículos. Determina ainda que sindicatos e associações dos trabalhadores rurais possam solicitar fiscalização e inspeção quando constatarem irregularidades no transporte dos empregados.

Morte nos canaviais

Desde o final do ano passado, a Assembléia Legislativa tem realizado audiências públicas para investigar as causas das mortes de 13 trabalhadores rurais ocorridas em canaviais paulistas. Simão Pedro, responsável pela solicitação das audiências, também acompanha a fiscalização que o Ministério Público do Trabalho vem realizando nas usinas e empresas terceirizadas, responsáveis pela contratação de mão-de-obra para o corte de cana.

"O projeto de lei sobre a vistoria no transporte de trabalhadores rurais é fruto dessas ações do Legislativo, do Ministério Público do Trabalho e de denúncias de entidades como a Feraesp. Se for necessário apresentaremos outro para melhorar as condições de trabalho e pôr fim às mortes absurdas", ressaltou o parlamentar.

spedro@al.sp.gov.br

alesp