Moradores da Vila Esperança pedem caixas postais comunitárias


26/01/2006 16:06

Compartilhar:


Os moradores da Vila Esperança, em Cubatão, oficializaram nesta quarta-feira, 25/1, o pedido para a instalação de caixas postais comunitárias à Gerência Regional dos Correios, na Zona Noroeste, em Santos. Com a entrega da documentação e as 216 assinaturas de chefes de famílias do bairro, recolhidas nos últimos meses, os moradores, que vivem em áreas de ocupação irregular, terão a oportunidade de receber correspondência por meio das caixas instaladas em estabelecimentos comerciais e associações de bairros. O deputado estadual e primeiro secretário da Assembléia Legislativa, Fausto Figueira (PT), ao lado do vereador de Cubatão Welinghton Silveira (PT), incentivou o processo de instalação, orientando os moradores após reuniões com líderes comunitários e comerciantes, e também acompanhou a entrega dos documentos.

"Ter endereço e receber correspondência em casa transforma o morador em cidadão. O governo Lula, ao democratizar o acesso com a instalação de postos de entrega dos Correios, resgata a cidadania e proporciona a inclusão social de milhares de pessoas", afirma Figueira, elogiando a mobilização da comunidade.

Em setembro de 2005, Figueira e Welinghton sugeriram aos moradores da Vila Esperança que pedissem a instalação do serviço em seis pontos no bairro. Com a instalação das caixas, os Correios poderão fazer a distribuição de correspondência em vias não reconhecidas oficialmente e que não têm CEP -Código de Endereçamento Postal.

Foram entregues ao Correio cópias do CNPJ ou CGC do estabelecimento ou associação de bairro, o endereço para instalação dos módulos da caixa e uma foto do estabelecimento, além do abaixo-assinado. Cada caixa postal comunitária será compartilhada entre dois moradores, que receberão as chaves de seus módulos após a assinatura do termo de cessão.



fausto@faustofigueira.com.br

alesp