1ª Festa da Cidadania em Guarulhos atende mais de 2 mil pessoas


15/02/2007 15:59

Compartilhar:


A 1ª Festa da Cidadania de Guarulhos contou com a participação de mais de 2 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de fazer exames oftalmológicos dentro do projeto Mutirão da Catarata, além de cortes de cabelo, e de participar de trabalhos culturais e artísticos.

Os portões da Escola Estadual Professor Cyro Barreiros, no Jardim Lenize, local do evento, foram abertos às 8h do sábado, 10/2, e só fecharam às 16h. Ao longo do dia, a população se manteve em fila para receber senhas e ser encaminhada para o setor competente.

O projeto Mutirão da Catarata é realizado pelo Centro de Oftalmologia Tadeu Cvintal e coordenado pela psicóloga Maria Cristina Mesa Munarin Di Ciesco, com a participação dos oftalmologistas Fernando Paulo Lima e Paulo Farabela e da técnica de enfermagem Márcia Andréa Pecora.

Os participantes foram examinados e, dependendo do diagnóstico, orientados a procurar o Hospital Dom Antônio de Alvarenga, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para fazer a cirurgia da catarata, totalmente gratuita.

O projeto de Guarulhos foi idealizado pelo jornalista Lamé Smaili e teve o apoio técnico do mandato do deputado Said Mourad, líder do PSC. "Foi o primeiro evento. Nossa intenção é atender a população carente, que não possui recursos. Vamos ampliar a ação. Queremos trazer mais médicos de outras áreas, além de um Poupatempo móvel. A participação da comunidade foi fundamental. Nós estimulamos a população a agir e a exigir seus direitos. A participação maciça da comunidade mostrou o sucesso do evento e a aprovação da iniciativa", disse o jornalista Lamé Smaili.

Para o deputado Said Mourad, eventos como esse devem ser ampliados e apoiados. "Este projeto está sendo realizado em todo o Estado, principalmente nas regiões carentes. Parabéns à comunidade e o nosso especial agradecimento aos médicos, cabeleireiros, diretores, professores e funcionários da escola."

Lamé Smaili lembrou a atuação das líderes comunitárias Marelene e Ellen, entre outras que em mutirão produziram o café da manhã e o almoço para os profissionais que atenderam a comunidade. O jornalista disse que, apesar de não ter conseguido nenhum apoio oficial, nem do Estado nem da prefeitura, já está sendo projetada a realização de outro evento semelhante.

Só na área oftalmológica, passaram pela triagem 264 pessoa, 17 das quais foram encaminhadas para exames complementares no Centro Oftalmológico Tadeu Cvintal e no Hospital Dom Antônio de Alvarenga, em São Paulo, para operarem de catarata.

saidmourad@al.sp.gov.br

alesp