Importância do setor sucroalcooleiro no Estado


11/03/2004 16:49

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O papel estratégico da cadeia produtiva de açúcar e álcool para a economia paulista foi o tema de pronunciamento realizado pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), na última quarta-feira, 10/3, no plenário da Assembléia Legislativa. O deputado destacou a importância do setor na diversificação da matriz energética, na geração de empregos e renda no campo, além da necessidade de criação de mecanismos que garantam a sobrevivência dessa atividade agrícola.

Inicialmente, o deputado registrou a realização da Feicana 2004 - Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira, em Araçatuba. O evento reúne as principais lideranças do setor sucroalcooleiro para discutir os problemas e as perspectivas dessa atividade agrícola, diante da crise causada pela queda significativa nos preços do açúcar e do álcool. O deputado destacou que tem se reunido com essas lideranças - como o presidente da Udop, Luiz Guilherme Zancaner, o presidente da Unica, Eduardo Pereira de Carvalho, o presidente da Orplana, Manuel Ortolan, e o presidente da Copersucar, Hermelindo Ruete de Oliveira - , na busca de soluções para equacionar desajustes entre oferta e demanda.

Mudança positiva

durante o seu pronunciamento, Arnaldo Jardim registrou uma mudança positiva no comportamento dos preços do álcool. "A queda nos preços, devido aos grandes estoques no período de entressafra, está finalmente chegando ao consumidor", argumentou Arnaldo Jardim. Isso possibilitou um saldo nas vendas de veículos "flexíveis", que podem rodar com álcool, gasolina e qualquer porcentagem de mistura entre os dois. Hoje, já existem mais de 77 mil veículos rodando no País.

"O desafio, agora, é estabelecer políticas públicas que garantam a sobrevivência e a competitividade do setor. Os preços praticados atualmente pelos produtores não cobrem os seus custos de produção", comentou o deputado. "Para isso, se faz necessário a garantia do financiamento de estoques estratégicos e investimentos em infra-estrutura. Essas medidas são necessárias para diminuir os custos e melhorar o escoamento da produção, garantindo assim preços mais competitivos no mercado de açúcar e álcool", afirmou.

Em São Paulo, o setor sucroalcooleiro reúne cerca de 120 unidades produtoras, gera 300 mil empregos diretos e é responsável por 60% da produção nacional de açúcar e álcool do País. Esses números fazem do Estado o maior exportador de açúcar do País e um potencial exportador de álcool combustível.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp