Apoio para obras de restauro no Valongo


23/05/2003 18:14

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está apelando aos governos estadual e federal na busca de recursos para a realização de serviços de restauração do complexo arquitetônico do Valongo, que envolve o Santuário de Santo Antônio e a Ordem Franciscana Secular, na cidade de Santos. Em ofícios enviados ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, e à secretária estadual de Cultura, Cláudia Costin, a parlamentar frisa a importância histórica e arquitetônica do complexo. Ela tomou a iniciativa numa parceria com a ONG Valongo Minha Casa.

"O Valongo não pode continuar sendo dilapidado pela ação do tempo, sem que os órgãos públicos tomem qualquer iniciativa para restaurá-lo e preservá-lo. Além da importância histórica, há uma forte relação afetiva entre o Valongo e grande parte da população santista", enfatiza Maria Lúcia. Ressalta,ainda, que a parte interna da igreja já foi restaurada, mas faltam obras na área externa e em todos os prédios que integram a Ordem Francisca Secular. Entre as prioridades elencadas pela entidade, a principal delas é acabar com os cupins, que já destruíram cerca de 2.800 livros da biblioteca. Na seqüência, a proposta é reformar o beiral e o telhado da biblioteca, restaurar o mobiliário, a alvenaria e recuperar a rede elétrica, além de realizar obras na área externa do complexo. Estudos preliminares da ONG apontam que a revitalização completa custará cerca de R$ 2 milhões.

A deputada também irá manter contatos com setores da iniciativa privada e conversar com alguns empresários da cidade e da região, que podem colaborar nessa campanha.

alesp