Solicitada a implantação do Projeto Guri em Guarujá e Bertioga


06/11/2003 17:43

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando ao governo do Estado a implantação do Projeto Guri de aprendizado musical em Guarujá e Bertioga. Mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, o projeto possibilita que crianças e jovens entre 8 e 19 anos aprendam a tocar instrumentos musicais de corda e de sopro e propicia a formação de corais infantis. As vagas são gratuitas e não há necessidade de conhecimentos prévios da linguagem musical.

Para a parlamentar, é importante oferecer alternativas culturais e de lazer a crianças e jovens, principalmente dos bairros periféricos, fomentando a cidadania. Cinco municípios da Região Metropolitana de Santos - São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Mongaguá e Santos - já contam com o Projeto Guri. "São mais de 100 pólos no Estado. Defendo que os próximos sejam criados em Guarujá e Bertioga", frisa Prandi.

Em indicação dirigida ao governo estadual, a deputada enfatiza que Guarujá possui grande número de núcleos carentes, com expressivo contingente de crianças sem alternativas culturais e de lazer. "Uma pesquisa recente revelou que há cerca de 100 mil pessoas com menos de 18 anos de idade morando na cidade", afirma.

Quanto a Bertioga, Prandi lembra que se trata do mais novo município da região metropolitana, merecendo atenção especial do poder público para suprir demandas nas diversas áreas.

A deputada destaca que, para viabilizar o Projeto Guri nos dois municípios, o governo pode firmar parcerias com a iniciativa privada. "Os colaboradores são beneficiados com a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, que permite descontar o valor do incentivo no Imposto de Renda. Muitas empresas já participam e não será difícil encontrar novos parceiros".

Ao reforçar seus argumentos, a deputada Maria Lúcia Prandi argumenta que o investimento em educação e cultura previne a marginalidade, democratiza oportunidades e permite a manifestação de individualidades: "Uma das principais tarefas de quem está no governo é promover a dignidade humana. Temos que agir na direção de tornar os cidadãos iguais no direito á vida".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp