Fórum discute prioridades da região de Bauru


03/12/2002 18:08

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) promoveu no último sábado, dia 30/11, em Bauru, o 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Social. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu cerca de 350 lideranças da sociedade civil organizada de 41 municípios da região.

Durante três horas, prefeitos, vereadores, empresários, sindicalistas, educadores e demais representantes de entidades de classe discutiram ações conjuntas que visam a elaboração de projetos de desenvolvimento regional integrado.

Em seu discurso de abertura do evento, Pedro Tobias afirmou que o fórum tem como objetivo criar um canal de comunicação permanente entre as entidades representativas da comunidade com o Governo do Estado. "A idéia é macrorregional. O governador Geraldo Alckmin elegeu o desenvolvimento regional como prioridade para o Interior para os próximos quatro anos. E quem vai dizer ao governo quais são as demandas da região será o fórum", ressaltou Pedro Tobias, coordenador do evento.

O deputado sugeriu ainda a formação de grupos temáticos com o objetivo de debater os principais problemas da região e lutar por verbas públicas para resolvê-los. No encontro, foram criadas oito câmaras técnicas que irão discutir prioridades nas áreas da Saúde, Educação, Agronegócios, Meio Ambiente, Turismo, Segurança, Emprego, Cultura e outras.

A indicação dos membros foi feita de forma espontânea entre os presentes na reunião. Os interessados em participar se auto-indicaram ou sugeriram outras pessoas para compor os grupos. O empresário Caio Coube foi escolhido para ser o coordenador-geral dos grupos temáticos. Caberá a ele incentivar a realização das próximas reuniões de trabalho das câmaras técnicas.

O deputado Pedro Tobias espera que dentro de 20 dias os diferentes grupos temáticos já tenham feito um levantamento das principais reivindicações da região.

O presidente nacional do PSDB, deputado federal José Aníbal, também prestigou o fórum realizado em Bauru. Ele elogiou a iniciativa de Tobias: "O que está sendo feito aqui é um passo para a identificação dos obstáculos e das vocações da região, para que depois tudo seja colocado na mesa do governador. E isso está sendo criado aqui com o aval de uma liderança regional que se fortaleceu, o deputado Pedro Tobias. A população dessa região foi muito sábia ao fortalecer o mandato do Pedro Tobias junto ao governo do Estado".

Finalizada a etapa de formação dos grupos temáticos, o próximo passo é elaborar um anteprojeto que deve ser apresentado ao governador Geraldo Alckmin no início do ano que vem.

alesp