Parlamento Jovem - Política feita de consciência cívica


22/11/2002 19:01

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Como muitos outros adolescentes de 13 anos que vivem em uma grande cidade, a paulistana Yonaí Mendes Vicente anda preocupada com a violência. Decidida a não se resignar diante do problema, resolveu concorrer a uma vaga no Parlamento Jovem Paulista, um fórum privilegiado para debater suas opiniões sobre esse tema.

Convencida de que um dos fatores da violência nos estabelecimentos prisionais é a ociosidade dos presos, essa aluna da 7ª série do Colégio da Companhia de Maria, de Vila Nova Conceição, elaborou um projeto de lei que obriga a todos os detentos das penitenciárias estaduais a aprender uma atividade profissional e a exercê-la durante a vigência de sua pena.

"Além de se beneficiarem com a renda gerada por essas atividades, o presos vão aprender uma profissão que facilitará sua reintegração à sociedade", argumenta a deputada jovem Yonaí. Ela acredita que o projeto não está relacionado apenas à área de segurança pública, mas tem a ver também com a questão dos direitos humanos.

Para Yonaí, o Parlamento Jovem desenvolve nos estudantes o interesse cívico pela política e ensina a lutar pela melhoria da comunidade. "Assim que for possível, pretendo me candidatar à reeleição", garante.

alesp